terça-feira, 26 de abril de 2011

O tal do tããmbléér


Já tivemos a era do Orkut (em 2005, lembram? sôveio). Depois, o boom do facebook, inicialmente aderido pelos indies pedantes, aspirantes a carreira internacional de DJ.

De 2008 pra cá, quase todos os usuários criaram uma conta no Twitter. Isso sem falar dos inúmeros servidores para blogs – e dos fotologs que, aparentemente, acabaram, TODOS COMEMORA o fim de toda aquela exposição desnecessária de votos das creyça da tecpix nos jardins mal cuidados com machadinhas no cenário; isso sem falar nas pessoas mendigando comentários em seus FLOGÕES. Convenhamos, né.


E assim caminha a internet... A onda da vez atende por Tumblr. E se pronuncia como no título.

E o que seria o tal Tumblr? Fiquemos com a observação sempre sagaz da Wikipédia: O Tumblr é uma plataforma de blogging que permite aos usuários publicarem textos, imagens, vídeo, links, citações e áudio, é um blog de textos curtos, mas não chega a ser um microblog, estando em uma categoria intermediária entre o Wordpress e o Twitter. Os usuários são capazes de "seguir" outros usuários e ver seus posts em seu painel (dashboard). Usuários podem gostar (favoritar) ou reblogar (divulgar) outros blogs. O serviço de personalização e enfatiza a facilidade de uso.

Eu fiz um ano passado pra ver qualera do negócio. Não agüentei por dois dias, larguei de mão. Mas retomei no começo desse ano.

E sabe que tem sua graça? Eu acho. É verdade que você pode postar textos e áudio, mas a maior parte dos tumblrs parece dar destaque mesmo é às imagens. Sobre tudo.

Você, usuário, pode criar um pra postar imagens que você curta, apenas. Ou fazer um tumblr temático. Esses, meu amigo, super bombam.

Lembro que na época do BBB10, vi o primeiro Tumblr da minha vida: o Porra, Michel, que se dedicava a trollar com humor as bobagens feitas pelo participante como pegar Tessaralha em rede nacional, por exemplo.

À época das eleições, teve o Dilma Fashion, só com montagens RYCAH da futura presidenta.

Vi o Fuck Yeah Dr Hollywood há uns meses atrás e achei muito engraçado também.

E há outros usos pro site também, uns mais comerciais, outros de humor, e até de ativismo virtual. De citações de autores também, com fotos bonitas e música triste na vibe cortauspulso também, porque não. Cartunistas ficam famosos pelo tumblr próprio, à medida que são reblogados e, assim, divulgados.

Toda uma nova forma de interação que não sei se todo mundo pode alcançar. Mas ta aí, pra quem quiser, à disposição.

É claro que isso tudo é sinal de que nossa sociedade não curte muito ler, porque prefere imagens e zzzz. É bem verdade, né. Acho que todo mundo concorda. Mas o que pega, pelo menos pra mim, é achar que é necessário tão ou mais sensibilidade pra entender uma imagem do que pra entender um texto. Eu acho.

PS: Ah sim, o meu é esse aqui. Porque Serge Gainsbourg formou meu caráter, dá licença.

2 comentários:

  1. Não sei mexer no Tãmbler. Sou analfabyte?

    Ainda agora mesmo, fui lá fuçar no teu e...

    [adicionar grilos]

    ResponderExcluir
  2. Ah, uma última coisa.

    FLOGÃO é old school, hahaha.

    ResponderExcluir