terça-feira, 5 de abril de 2011

Marli, sua linda!

Estavam com saudades de mim?



Hmm.. tá.

Vamos falar sobre...
- Its Marli, bitch!

M A R L I


Ela não tem a malemolência de Suh Bombom Pimentinha. Ou a Gloriamariazice de Leona, a assassina vingativa. Muito menos os bordões de Vanessão. Mas se mantém há anos na web como uma celebridade digna de nota e produzindo lindamente sem apelar pra ensaios luxuriosos envolvendo enchentes – yeah, Lucas Celebridade, I’m talking to you.

Da descrição do Last.fm da linda:
‘‘ Ela arrumou emprego como empregada doméstica numa casa de família. As histórias sobre lobisomens de chupa-cabras eram envoltas em falsa inocência, eram divertidas, porém não convenciam ninguém. Foi então que o filho dos patrões enxergou uma luz própria na nova hóspede da casa. Marli era a personificação dos sentimentos mais negros, lascivos e (por que não?) inocentes da raça humana. Ele então a convidou para compor músicas. Ela gostou da idéia. ’’

De lá pra cá, foram dez LPs gravados e disponibilizados na rede. Marli ganhou notoriedade. Alguns receberam até videoclipe e viraram verdadeiros hits, como ‘‘O amor está no ar’’ (uma verdadeira ode ao, digamos, *amor livre*, em que o verso-título é rimado por VAMOO COPULÁÁÁ) ou o noir ‘‘Bertulina’’ (que conta uma misteriosa história sobre a tal heroína da floresta).

Ambos soam meio perturbadores, na minha opinião. E por razões diferentes.

Enfim, vejam e compreendam.






E de todas as mais de cem gravações da diva, selecionarei um periclitante TOP 5 MARLI, levando em consideração, é claro, apenas o meu gosto pessoal porque né, sou o que escrevo essa delícia de artigo, então me deixa fazer isso ao menos.

5. Daysi no retrovisor


A faixa que abre o álbum O Céu de Anástácia conta a história de uma menina iludida por mentiras e acaba coptada por uma rede de prostituição internacional :/

Estrofe mais lifechanging:
Ai gente, TUDO, né?

Mas o refrão é tão maravilhoso que MERECE ser citado:
De Vitória para o mundo, ela vai brilhar
Na janela pop-up que v
ocê clicar
Em todas as mentiras, ela vai acreditar
Da revista de moda p
ara a página policial

Tocante, no mínimo.

4. Garota crente


Uma Marli menos ligada às causas sociais se mostra nessa maravilhosa crítica à sociedade hipócrita, repressora e zzzz, ouçam e notem.

Estrofe mais lifechaning:
Meus pais não querem que eu seja uma ginecologista

Mas eles vivem olhando ***** na Casa dos Artistas

Eles não gostam que eu ouça Britney nem veja MTV
Eles só assistem Ratinho e ouvem as músicas da Babi


Ai gente, que pena que A Árvore Ginecológica, LP que ABRANGE essa faixa, foi gravado em 2004. Senão, poderíamos ter tido uma menção saborisíssima aos pêlos pubianos da Babi, né?



Mas okay, Babi, não chore. A gente faz a referência por você \o/

3. Uma garota do cacete


E Marli chama a atenção dos homens brasileiros pro risco que as famewhores representam.

Tudo, é claro, sem perder o tom mordaz que nos fascina *0*

Estrofe mais lifechanging:
Ela é uma destruidora de lares
Tire sua aliança do dedo
Antes de enfia-lo nela

s2

sem mais.

2. Suave peste negra


Depois de ficar mais famosinha, Marli resolveu mudar um pouco estilo.

Num álbum mais descontruído, lançou em 2010 o Instalações Noturnas. O encarte mostra uma LadyGaguização da musa, acho que todos notaram, né.

O single Suave peste negra ganhou clipe com furadeiras e tudo \o/

Estrofe mais lifechanging:
Esse é o preparamento para o corrompimento
Apenas sinto o vento trazendo o encantamento
Quando se põe o sol e voa o rouxinol
Você traz o etanol e eu acendo o farol

E o jogo preparaçãpo/preparamento? Marli is the new Décio Pignatari. Construtivismo teria uma nova musa.

E gente, essa batida não maravilhosa?
(8) Tundum tundum dudum.. (8)

1. Além do arco-íris


Eu amo essa música <333

É simples. É cruel. É vil. É Marli!

Estrofe mais lifechanging:

Ok, essa é maravilhosa demais.

Vou citar dois trechos que acho LINDOS. De verdade, sem exageros.

Planos que nós fizemos
No posto de seu Cristóvão
Ele fez um desconto
Eu disse que ao chegar lá
Conseguiria um lugar
Quem sabe na Boca do Rio
Você riu da minha cara
Isso me cortou como um vento frio

''Isso me cortou como um vento frio'' ==> Melhor verso do mundo, entendo tanto você, Marli =/
Me add, vamos ser amigos de rachar o Rivotril e comer sorvete no mesmo pote vendo Crossroads \o/

E a outra estrofe que eu amo é essa

Acho que somos mais bonitos na televisão
Somos as mesmas pessoas
Só que com um pouco de silicone
E tintura loira
Você sabe que anjos vêm e vão
Por toda essa estrada de chão
Agora estamos fora da lei
Ninguém pode mais nos dizer 'não'

Ai gente.
Só ''Like a rolling stone'' do Bob Dylan me despertou isso.

E o que dizer ''Você cortou meu coração/ Você CRONOU O MEU CARTÃO''?

TODOS CHORA ABRAÇADO.

Olha. Sério.
Recomendo a todos baixar a discografia completa, socar tudo no MP3 e ir pro trabalho ouvindo.

Dica pra vida.

E vocês, gostaram?LinkEspero que sim.
Até semana que vem, muah.

6 comentários:

  1. Esse menino acaba comigo hahaha. Tem umas pérolas que só o Jorge pra encontar! Bom demais!

    ResponderExcluir
  2. Marli é uma garota do cacete! Primeiro clipe que vi foi justamente o "Bertulina" e o verso "eu vou ajoelhar e rezar por ti" ecoa em minha mente até hoje.

    ResponderExcluir
  3. Só espero que essa pobre coitada esteja ganhando algum dinheiro por ser motivo de escárnio na internet. Da genialidade do autor do post nem preciso comentar, né? :)

    ResponderExcluir
  4. Finalmente, o talento da Marli é reconhecido! Parabéns, Jorge, pela lucidez. Todas as canções são memoráveis, mas "Bertulina" mora no meu coração, por ter sido a primeira que ouvi. Isso sem falar na criatividade do trecho: "A noite é uma VACA PRETA!!!", hahahaha.

    MUITO AMOR, MARLI.

    ResponderExcluir
  5. só a coragem de ouvir tantas músicas da Marly, ja é louvavel!
    amei o Grilo no inicio!

    ResponderExcluir
  6. As letras de tem um quê de genial, sim (sério). Meio Mamonas, meio Ultraje a Rigor... Marli é diva! ahahaha...

    ResponderExcluir