segunda-feira, 6 de junho de 2011

Audiência parental

Atendendo a milhares de pedidos do Walter, os posts das próximas semanas serão desenvolvimentos dos temas apenas mencionados no texto da semana passada. Então, lá vamos nós!

Não sei bem como era a relação da minha avó materna com a televisão, mais precisamente com as novelas, porque convivi muito pouco com ela. Mas ela devia gostar bastante, haja vista as trilhas sonoras em vinil que tinha na casa dela. A primeira casa – onde minha mãe nasceu e viveu até a morte precoce de meu avô – foi a primeira a ter televisão e os vizinhos se juntavam para ver às novelas consumindo os picolés que vovô fazia e vendia antes do show começar.

Vovô era mara e tinha muito tino comercial. Pena que se foi cedo demais…

Bem, deu pra sentir que esse negócio de gosto pela televisão, especialmente por novelas, se aprende no berço – pelo menos aqui em casa. Nasci, vi novelas no carrinho de bebê, na cadeirinha vermelha, no sofá e na rede. Hoje as vejo com laptop no colo. E ao longo dos anos, observei bem as reações das duas pessoas que costumam assistir a pelo menos algumas das novelas comigo: meu pai e minha mãe.

Não posso dizer que meu pai seja um fã do gênero, mas volta e meia assiste aos capítulos com a gente. Foi com as fuças de Juvenal Antena…

juvenalantena

… Gostava daqueles personagens malas de Cama de Gato…

tiao_cdg

… E a melhor parte: xingava personagens de todas as novelas do Gilberto Braga! Pelo menos de todas que consigo me lembrar de ter visto com ele. Numa era pré-TV a cabo at home, era batata: ele assistia Paraíso Tropical, por exemplo, e descia a lenha na Neli (Beth Goulart). E tome “rapariga safada” e similares durante TO-DAS as cenas em que ela aparecia. Era um atrapalho triste pra ouvir o resto da cena, mas olhe, era engraçado.

Aí começou Insensato Coração, Eunice tá aí, enervando geral e meu pai…

Insensato Coração 

NADA. Senti uma falta da esculhambação, gente.

E mami: lê os resumos assim como eu, não tá nem tchums pros spoilers… Muito pelo contrário. Ela usa os resumos da semana para decidir se assiste ou não aos próximos capítulos! Sábado à noite rola um diálogo mais ou menos assim por aqui:

MÃE – A novela essa semana tá ruim demais, vou nem assistir.
EU – Oxe, por quê?
MÃE – Leo vai aprontar!
EU - [na maior paciência] Mainha, entenda: se o vilão não aprontar e o mocinho não se lascar nem que seja um pouquinho, a novela acaba.

MARINA-E-PEDRO
Repeat after me: tem que se lascar…

Ela é toda impaciente, fica esperando pelas cenas de amor e tals e se as coisas não saírem do jeito que ela acha que devia ser, ela pega ar meermo. Quando liguei a TV numa night de folga [durante o momento “espermatozoides sobreviventes” da semana passada] ela disse “olha, novela não, viu?” e eu ia mesmo mudar de canal, mas aí tava passando a cena da Marina esculachando Eunice e ela mudou de ideia. Porque Eunice sendo esculachada: geral quer ver.

E quando acabou Ti Ti Ti, então? Não vimos juntas [então ela não viu o espetáculo de choro que eu dei na sala, haha], mas quando ela chegou, deixou claro o quanto estava decepcionada e emputecida com o fato de Marcela não ter terminado com Renato. A novela pode ter sido nota dez, mas o final que ela estava esperando pra ver não veio, então é como se todo o resto tivesse sido uó.

edgar_marcela 

Agora imaginem se um dia eu chegar a escrever uma novela. Cederei às pressões da audiência materna, Brasil?

2 comentários:

  1. haha. Adorei tua mãe!!! Aqui em casa eu comecei a ver novela graças a minha irmã. Minha mãe não é muito chegada no gênero, salvando-se um O Casarão, ou Dancin' Days. Preciso conhecer sua mãe e seu pai pra trocarmos técnicas de malhar as novelas kk

    ResponderExcluir
  2. Essa trollagem familiar deve ser incrível!!
    Aqui quem me acompanha é minha irmã, que no momento anda puta da vida com a robô de Morde o Povo, porque se afeiçoou aos gêmeos Mateus e Solano em Viver a Vida... mas nesse caso nem me manifesto, que Walcyr Carrasco NÃO TRABALHAMOS.

    ResponderExcluir