quinta-feira, 26 de maio de 2011

INESQUECÍVEIS

Adoro teledramaturgia (novidade) e ando assistindo alguns títulos antigos da Globo, como Irmãos Coragem (1970/1971) e Gabriela (1975). Vendo essas novelas, fiquei prestando atenção nos atores e atrizes que já se foram e percebi como fazem falta no nosso cenário artístico.

Os que, como eu, cresceram vendo televisão, podem falar que Dina Sfat, Jardel Filho, Paulo Gracindo, Zilka Salaberry e tantos outros, fazem parte da nossa história. História emotiva e cultural. Quem não foi neto de Zilka Salaberry? Quem não teve medo de Dina Sfat? Quem não riu com Paulo Gracindo?

Pensando nisso, resolvi plagiar descaradamente o meu amigo Vitor (@vitorolive Sigam no twitter!) que faz umas listas deliciosas no seu blog http://euprefiromelao.blogspot.com/ fonte obrigatória para os amantes da teledramaturgia. Não sei se ele já fez uma dessas, mas resolvi colocar as dez atrizes que já partiram e que fazem muita falta na minha televisão. Cada vez que revejo o trabalho de uma delas sinto uma grande alegria e uma imensa saudade. É uma forma de dizer obrigado a essas grandes damas pelas emoções que me fizeram viver.

10º) GEÓRGIA GOMIDE

Presença marcante, personalidade forte, sem papas na língua, assim era Geórgia Gomide, uma das pioneiras da televisão no Brasil. Estrela da TV Tupi, passou por quase todas as emissoras. Quem viu sua interpretação como Dona Bina na novela Vereda Tropical (1984/1985) de Carlos Lombardi, jamais vai esquecer. Sem dúvida, uma atriz que faz parte da história da teledramaturgia no Brasil.

9º) ZILKA SALABERRY

A nossa eterna Dona Benta do Sítio do Picapau Amarelo (1977/1986). Zilka já havia feito personagens marcantes, como Sinhana em Irmãos Coragem (1970/1971), Donana Medrado em O Bem-Amado (1973) e Kiki Vassourada em Corrida do Ouro (1974/1975), mas foi dando vida à personagem de Monteiro Lobato, que a atriz entrou definitivamente no imaginário popular. Milhares de crianças cresceram, assim como Narizinho e Pedrinho, ouvindo as incríveis histórias que a “vovó do Brasil” contava. Impossível não ouvir a música “Dona Benta” de José Luís e não sentir os olhos se encherem de lágrimas recordando da infância e de dona Benta. Saudades eternas de Zilka.

8º) SANDRA BRÉA

Sandra Bréa foi símbolo sexual nos anos 70 e 80 e nos remetia às antigas vedetes do teatro rebolado. Atuando, cantando, dançando e exalando sensualidade, Sandra conquistou o Brasil e nos presenteou com personagens inesquecíveis como a Wanda de Elas por Elas (1982), a Jaqueline de Ti Ti Ti (1984/1985) e a vedete Glória Müller de Bambolê (1987/1988). Sandra Bréa transmitia uma imensa alegria e nos deixou cedo demais.

7º) LILIAN LEMMERTZ

A primeira Helena ninguém esquece. Conheci Lilian Lemmertz quando ela deu vida à primeira Helena de Manoel Carlos, na novela Baila Comigo (1981). Tinha um pouco de medo daquela mulher tão séria, com uma profundidade enorme e completamente real. Acho que foi isso que mais me chamou atenção: aquela personagem era real. Lilian Lemmertz fazia isso. Seus olhos expressivos, a sua intensidade. Quantas personagens deixaram de nos emocionar depois da partida dela? Quantas heroínas ou vilãs inesquecíveis deixaram de povoar a nossa memória?

6º) LÉLIA ABRAMO


Além de atriz, Lélia Abramo foi uma importante ativista política e presidente do sindicato dos artistas. Com uma vasta e profícua carreira no teatro, essa italiana de nascimento criou várias personagens memoráveis na tv, com destaque para Dona Januária de Pai Herói (1979), Mamma Vitória de Pão Pão, Beijo Beijo (1983) e a inesquecível Bibiana de O Tempo e o Vento (1985).

5º) ANA ARIEL


Ana Ariel não costuma ser lembrada na lista de grandes atrizes, mas foi uma das que mais trabalhou em novelas nos anos 70. Com personagens como a sofrida Domingas de Irmãos Coragem (1970/1971) ou dona Idalina de Gabriela (1975), Ana é um daqueles rostos de que todos recordamos. Abandonou a carreira em 1987 e faleceu nos anos 2000.

4º) GLAUCE ROCHA


Assisti poucos trabalhos de Glauce Rocha, mas sua participação no filme Navalha na Carne me deixou abismado. Uma das interpretações mais viscerais que já vi. Na TV ficou apenas o registro de Stela, personagem de Irmãos Coragem (1970/1971). Deixou gosto de quero mais.

3º) MYRIAM MUNIZ


Quem não morreu de rir com Myriam Muniz nas minisséries Dona Flor e seus Dois Maridos (1998) e Os Maias(2001)? Myriam era uma atriz essencialmente teatral, mas quando dava o ar de sua graça na televisão, era sempre de forma extraordinária. Dona de um humor ácido e de personalidade marcante, Myriam Muniz foi uma das mais inquietas e competentes atrizes do cenário nacional e com certeza faz muita falta!

2º) DINA SFAT


Quantas saudades de Dina Sfat! Uma das maiores atrizes que o Brasil já viu. Dina é praticamente uma unanimidade. Todos reconhecem o seu talento e sentem a sua falta. Fernanda em Selva de Pedra (1972/1973), Chica Martins em Fogo Sobre Terra (1974/1975), Risoleta em Saramandaia (1976), Amanda em O Astro (1977/1978), Paloma em Os Gigantes (1979/1980), Laura em Bebê a Bordo (1988/1989). Uma criação diferente da outra, todas inesquecíveis. Que pena que não podemos mais nos emocionar com o olhar de Dina Sfat.

1º) YARA AMARAL


A medalha de ouro, aquela de quem sinto mais falta, é Yara Amaral. Jamais vou me esquecer de como fiquei surpreso ao tomar conhecimento de sua morte e perceber que jamais veríamos sua entrega e paixão à arte de representar. Da Áurea de Dancin’ Days (1978/1979) até a vilã Joana Flores de Fera Radical (1988), passando pelas deliciosas Nieta de Guerra dos Sexos (1983/1984) e Celeste de Anos Dourados (1986), Yara conseguia dar vida a personagens neuróticas, problemáticas, cômicas e passionais. Vencedora de vários prêmios no teatro, Yara Amaral foi uma de nossas mais conceituadas atrizes. Minha maior falta, minha maior saudade.

10 comentários:

  1. Que maravilha de post! Muito, muito, muitíssimo emocionante relembrar essas mulheres maravilhosas. Lista irrepreensível! Que bom que vc lembrou da Lélia Abramo: sua Bibiana foi uma das minhas primeiras emoções na tevê. O trio Lilian-Dina-Yara é unanimidade, né? E obrigado pela citação e pelo merchan. Arrasou!

    ResponderExcluir
  2. Vitinho, me emocionei escrevendo. Todas elas são muito especiais. Faltou muita gente, Isabel Ribeiro, Ida Gomes, Yara Lins, Célia Helena, mas acho que estão todas bem representadas. Valeu pos prestigiar o Tatu!

    ResponderExcluir
  3. Ei, lindo post. Saudade de todas elas. E mais de Isabel Ribeiro, Célia Biar, Elza Gomes... São tantas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ai que ionvejinha branca deste post!
    Adorei!
    Todos temos uma lista, né!
    Na minha, incluiria alem de Celia Biar, Elza Gomes e Isabel Ribeiro, Yara Cortes, Ida Gomes, Célia Helena:
    Jacyra Sampaio, Henriqueta Brieba, Carminha Brandão, Marcia de Windsor, Mirian Pires, Dina Lisboa, Yolanda Cardoso, Dirce Migliaccio... e muitas outras!

    ResponderExcluir
  6. Lindo post. Já tá virando clichê eu falar da Yara Amaral, mas tb a teria deixado em primeiro. Realmente, ela forma com Lilian e Dina um trio de ouro. Fico só imaginando se as três tivessem feito uma novela juntas, o que não teria sido.

    ResponderExcluir
  7. Que delícia relembrar essas atrizes maravilhosas, que tanta falta fazem. Da tua lista, sem dúvida, elejo... (já tá virando clichê, rs...!) Yara Amaral, Dina Sfat e Lílian Lemmertz como minhas preferidas. Trio de ouro, impossível resistir!

    ResponderExcluir
  8. Post per-fei-to, Walter! Quando comecei a ler, meu pai chegou e antes mesmo que a gente chegasse no fim do texto, ele já lembrou da Yara Amaral.

    ResponderExcluir
  9. Perfeitas menções, sobretudo pro meu xodozinho, Lilian Lemmertz! Parabens, queridão!

    ResponderExcluir
  10. Post perfeito! Amei a lembrança de todas elas, excepcionalmente pelo trio: Lilian, Dina e Yara Amaral. MDS,essas três foram maravilhosas porém Yara sem dúvida alguma a AtriZ mais premiada de nosso País. Dói muito a forma com que foi roubada de nós. Saudade eterna!!! Para sempre Yara Amaral...💔⚘

    ResponderExcluir