segunda-feira, 28 de março de 2011

O maravilhoso mundo das ondas curtas

Rádio Difusora de Pesqueira. Foto tirada nas minhas andanças em... Pesqueira, of course. :-)

Um dos meus passatempos preferidos na vida é ouvir rádio. Isso desde criança, e não sabia muito bem explicar os motivos. Nunca fui fã de nenhum locutor - se bobear, mal sei os nomes das pessoas - então restam apenas duas razões possíveis:

a) O fator-surpresa. Mesmo que você esteja ouvindo uma estação que só toca músicas que você curta, a surpresa sempre vem. Seja na forma de uma descoberta musical – já fiz várias assim – ou de algo que você não ouvia desde o término da era pré-cambriana, aproximadamente;
b) Nos tempos pré-internet, um dos passatempos preferidos do povão - em especial em cidade pequena - era pegar o telefone, ligar para a estação, babar o locutor e dedicar uma música para alguém.

O item b) tem ainda outra variação, que consiste em ligar ou mandar uma carta para a estação dizendo mais ou menos assim: "Zé Pereira, 25 anos, moreno, alto, malhado, bonito e sensual, talvez seja a solução pros seus problemas. Procura mulher bonita e inteligente entre 18 e 45 anos" e ter seu recado anunciado durante aqueles programas melosinhos, tipo "Toque de Amor", popularzão dos finais de tarde da finada Rádio Cidade de Recife.

Hoje as pessoas não usam mais o rádio para (tentar) fazer pegação, Internet está aí para isso também. Mas uma coisa não muda: sempre rola uma pagação de mico nas estações. S.E.M.P.R.E. Eis alguns dos micos possíveis de se pagar para a cidade inteira via auto-falantes.

a) Declarações de amor: a pessoa grita “AI TARCÍSIO EU TE AMO” no telefone, dedica a próxima música da sequência para o sujeito e a próxima música da sequência é esta:





No dia seguinte a sujeita cujo nome foi devidamente omitido neste texto não conseguiu encarar o tal do Tarcísio. Afinal de contas, quem conseguiria olhar o amor platônico nos olhos depois de dedicar uma música de Laírton dos Teclados para ele?


b) Não diga “alô”, diga “alô, Denny!”: você está concorrendo a uma geladeira, mas para isso tem que atender o telefone dizendo uma frase babaca. E talvez tenha de responder a uma pergunta babaca também. Você está ouvindo o programa. O locutor avisa que vai fazer a ligação premiada. Seu telefone toca e os tons de chamado são ouvidos ao mesmo tempo pelos caixas de som... Aí você pega, não diz a frase babaca e perde a geladeira. No dia seguinte, lá está você fazendo crediário nas Casas Bahia e dando graças a Deus que ninguém viu a sua cara na hora do programa. Mas não se iluda: os vizinhos sabem que foi você. :-)

c) Tá faltando um toque nesse amor: sabe o Zé Pereira, 25 anos, moreno, alto, malhado, bonito e sensual, que talvez seja a solução pros seus problemas, à procura de mulher bonita e inteligente entre 18 e 45 anos? Ele deixou nome, endereço e telefone para contato e vinte e quatro horas depois, nenhuma mulher levou o pobre a sério. Ainda por cima ficou com fama de desesperado entre os colegas da repartição por mandar o anúncio para o programa.

Isso porque os colegas do Zé Pereira ainda não sabem que ele é fã das traduções simultâneas de músicas que rolam por lá.






Aliás, acho que as traduções simultâneas ganham fácil como a maior e melhor atração de todos os tempos da radiosfera! O pessoal que não entendia nada de nada da música podia entender o que estava cantando / embromando. E todo mundo ainda saía agraciado pela “tocante” interpretação do locutor. Você sente todo o seu ser tocado e dominado pela vontade de rir. Diz que existem até CDs reunindo os melhores momentos do querido tradutor radiofônico, mas eu nunca ouvi nenhum até agora.

Bem, eu poderia ficar aqui listando o que há de melhor – e também de pior – nas estações por aí afora. Mas aí o post ia ficar interminável... Então encerro a transmissão por aqui. Não mudem, não desliguem e até a próxima!

8 comentários:

  1. Se eu fosse Tarcísio, jamais olharia pra cara da pessoa hahaha

    ResponderExcluir
  2. Saudades mesmo dessa época onde éramos surpreendidos com alguma música no rádio. Isso rola ainda, mas é raro, quando não sabemos o artista ou o nome da música e ficamos sem ter como baixar.

    Sucesso aos novos colaboradores e ao dono do Tatu! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Te dizer, que aqui ainda tem uma Rádio Cidade. E pode ser só impressão minha, mas tô achando que ela é parente próxima da finada daí. Preenche todos os requisitos de tosqueira. E ainda por cima, tem um programa de traduções simultâneas.

    Vamos analisar.

    ResponderExcluir
  4. Mas enfim.

    Esqueci de frisar a BRILHANTE INTERPRETAÇÃO da garota no clipe de ''Amigo seu''.

    Sério. Menina Cigano Ígor deixa seguidoras.

    ResponderExcluir
  5. Eu nem prestei muita atenção à garota porque A MÚSICA... o que é a música? hahahah
    Te dizer, fiquei muito triste quando a Rádio Cidade daqui acabou-se e deu lugar a Jovem Pan. Nada contra, acho ótimo, mas né, Pânico não tinha a mesma graça.

    ResponderExcluir
  6. Posso confessar? Deu preguiça de ler TODO o post... Mas ri horrores do início.

    ResponderExcluir
  7. Seu post me fez lembrar minha infância quando ouvia até dormir o programa "Good night" da felecida Rádio Mundial aqui do Rio, ao lado da minha tia. Que delícia de texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. 'Não diga "alô", diga "alô, Denny!"'

    ResponderExcluir