quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Música do Coração

Sei que o título é brega, mas esse post vai falar exatamente sobre isso: as músicas que tocam o meu coração.
Sou uma pessoa essencialmente musical. Aos 12 anos, comecei a perceber que eu devorava músicas como se fossem o meu alimento. Não deixava de ser verdade, já que era o alimento da minha alma. Cheguei inclusive a cantar no barzinho que o meu cunhado tinha aqui em Santos. Infelizmente isso durou pouco tempo, mas parece que as pessoas gostavam de me ouvir.
Dentre tantas músicas que conheci durante os meus 39 anos de vida, claro que tenho as minhas preferidas, mas esse post não é pra falar delas e sim das que mais me emocionam. Logicamente, algumas delas devem estar entre as minhas preferidas, mas o que estou falando aqui e de ouvir uma voz ou letra, e sentir como se tivesse tomado um soco no estômago. É quando uma interpretação nos deixa completamente sem ar. É isso, que as 15 músicas abaixo, fazem comigo.

15-NEVER SURRENDER - Corey Hart

O Canadense Corey Hart, que chegou a fazer um relativo sucesso no resto do mundo, aqui no Brasil é um artista de único hit. Conheci essa canção em 1985 e nunca mais esqueci.


14-FORGET THAT DAY - Go-go's

As californianas Go-Go's explodiram nos anos 80, chegando inclusive a tocar no Rock in Rio. Militantes do "Pussy Power", se entregaram às drogas, ao sexo e ao rock'n roll e acabaram por ficar apenas nas lembranças de alguns saudosistas. Essa canção faz parte do ótimo álbum Talk Show, de 1984.

13-HERE WITHOUT YOU - 3 Doors Down

Na minha opinião, é uma das melhores bandas da atualidade. Essa balada é daquelas que grudam na cabeça e não saem de jeito nenhum.

12-FAR AWAY - Nickelback

Tenho uma relação pessoal com essa música. Escrevi várias cenas (que poucos leram), inspirado por este típico "rock mela cueca"

11-YOU NEEDED ME - Boyzone

Os irlandeses do Boyzone formam uma das poucas boybands dignas de respeito. Muito disso se deve ao seu principal cantor, o talentoso Ronan Keating. Dono de uma voz muito particular, Ronan consegue passar emoção na dose certa. Esta é uma versão de um antigo sucesso dos anos 70.

10-THE WORDS TO SAY I LOVE YOU - Edward Reekers

Incluida na trilha da novela Pão Pão Beijo Beijo, de 1983, a música não alcançou grande sucesso, mas ficou na memória de muitos. Assim como nas canções anteriores, a força da interpretação é de emocionar qualquer um. O vídeo não é oficial.

09-ALWAYS ON MY MIND - Elvis Presley

Me perdoem os que não concordam, mas Elvis foi o grande deus da música. Fechem os olhos, se deixem envolver pela voz dele e vão entender do que falo. Uma pena que tenha tido um final tão trágico. Always On My Mind é um clássico e o título diz exatamente o que sentimos sobre ele. Estará sempre em nossos pensamentos.

08-BELIEVE IN ME - Dan Fogelberg

Vou ser repetitivo, mas o que é a emoção transmitida pela voz desse homem?! Tema da novela Amor Com Amor Se Paga, de 1984, a canção alcançou relativo sucesso. Na minha opinião, uma das mais belas baladas que já ouvi.

07-FATHER AND SON - Boyzone

A linda música de Cat Stevens ganha uma versão com os rapazes do Boyzone (sim, eles estão de novo aqui na lista). Letra inspiradíssima e triste...ou apenas verdadeira.

06-ROCK AND ROLL LULLABY - B.J. Thomas

Podem me chamar de brega, mas memória emotiva é uma coisa que deve ser respeitada. Acho que esse é O TEMA de novela. A mais conhecida música que embalou um casal romântico na tv brasileira. A novela era Selva de Pedra, de 1972, e o casal, Francisco Cuoco e Regina Duarte. A identificação com a história foi tão grande que, no remake de 1986, uma versão instrumental serviu como tema de abertura. Uma canção de ninar cheia de lindas recordações.

05-DON'T WALK AWAY - Electric Light Orchestra

Mais uma balada melosa e inesquecível. Fez parte da trilha sonora de Xanadu, musical do início dos anos 80. O vídeo é um singelo trecho do filme.

04-JUST WHEN I NEEDED YOU MOST - Dolly Parton

Conheci essa música em 1980, embalando o romance de Betty Faria e Reginaldo Faria na novela Água Viva. A versão exibida na novela era interpretada por Tony Wilson. Infelizmente não consegui encontrar nenhum link. Fico então com essa versão de Dolly Parton, que não perde em nada pra da novela. Dolly é dona de uma linda voz e sabe interpretar uma canção como poucos.

03-THE SHOOP SHOOP SONG - Cher

Para mim, a maior voz feminina da atualidade. Encorpada, visceral, emocionante. Uma das vozes que me dá o "soco no estômago". Quando digo que me deixa sem ar, não estou brincando. Tema do filme "Minha Mãe é Uma Sereia" No vídeo, participações de Wynona Rider e Christina Ricci.

02-WAKE ME UP WHEN SEPTEMBER ENDS - Green Day

Essa inspirada canção dos roqueiros do Green Day surpreende pela tristeza e pelo tom de desabafo em relação aos atentados de 11 de Setembro e suas consequências. O vídeo trabalha bem como historinha para as questões levantadas pela letra. Como poderíamos saber que o mundo mudaria tão radicalmente de um dia para outro? Continuamos esperando que nos acordem quando Setembro acabar.

01-HARD CANDY CHRISTMAS - Dolly Parton

Dolly é a dona do meu Top 15. Música que faz parte da trilha da comédia musical A Melhor Casa Suspeita do Texas, "Hard Candy Christmas" é uma das poucas canções que me dão vontade de chorar. O filme conta a história de um prostíbulo centenário que vira alvo de um pregador eletrônico. No elenco, além de Dolly Parton, temos Burt Reynolds e Don DeLuise. Esse vídeo mostra a despedida das meninas, que vão embora após o fechamento da "Granja", como era chamado o prostíbulo. Mais uma vez, peço que se deixem levar pela voz de Dolly. Emocionante.

Assim chega ao fim o post das 15 mais. No próximo, vou falar sobre as 15 músicas nacionais que estão na minha história.


9 comentários:

  1. Uau! Meu amigo é um romântico incurável...rs! Bela lista. Como todo noveleiro que se preze não poderia faltar "Rock n' roll lullaby", né? Nunca me canso dessa música. A lista é curiosíssima e também uma bela indicação para conhecê-lo melhor. Adorei e aguardo ansiosamente as nacionais.

    ResponderExcluir
  2. haha. Viu? Sou mais que um rostinho bonito e um corpo escultural haha. Na verdade é uma lista que tem a minha cara, apesar de não parecer. Logo farei as nacionais, e pode ter certeza que teremos Bethânia rsrs

    ResponderExcluir
  3. muito legal Walter!! adorei e me surpreendi

    ResponderExcluir
  4. Pessoa! Quanta música boa! Algumas aí posso colocar no meu top também: Here Without You, Rock And Roll Lullaby, Always On My Mind, You Need Me (adoro o Ronan)... Post perfeito! Adorei! ;)

    ResponderExcluir
  5. Walter, queridão. Não há nada de brega em sua lista. Em breve, você vai ler a minha, no SuperCult, e conhecerá, de fato, uma seleção piegas. rs

    Brincadeiras à parte, excelente post. As músicas escolhidas dão o seu tom. Gostei do romantismo pulsante nas escolhas referentes aos anos 80. Aliás, também gosto muito do Green Day.

    Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  6. A gente espera ele voltar a postar e espera com paciência, porque quando o post vem é essa beleza aí. :D
    Bela lista! E eu tava lembrando aqui que conheci Never Surrender graças a você :)
    =**

    ResponderExcluir
  7. Que delícia esse rol super inspirado, rapaz.
    E como vc escreve bem sobre o que as músicas te dizem.
    Parabens pelo bom gosto e atualize mais esse tatu! rsss
    Talento é pra ser mostrado :)

    ResponderExcluir
  8. Adorei especialmente Far Away e a do Elvis (sempre)!

    Walter, estás de parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Aí você quer acabar comigo, não é?! Porque até na cafonice/pieguice das músicas a gente combina!!! ''Rock n' roll lullaby'' não dá nem pra descrever. É A MÚSICA! Dor de cotovelo now. Estará sempre presente nas minhas playlists. E ainda tem Dolly Parton, minha musa desconhecida (quer dizer, não! agora descobri que você também a conhece) progenitora da canção que levou Whitney Texas ao estrelato, em O Guarda Costas.

    Adorei! Adorei! Posta mais vezes, criatura!

    ResponderExcluir