segunda-feira, 5 de abril de 2010

Vinte e um anos sem Lauro Corona.


Ontem, perdido na madrugada, acabei parando no Canal Brasil, que passava o filme Bete Balanço. Lançado em 1984, tem no elenco Débora Bloch, Cazuza e...Lauro Corona. Se estivesse vivo, Lauro completaria, no próximo dia 06 de julho, 53 anos. Não consigo imaginar esse rapaz aí ao lado com essa idade.
Lauro nos deixou no auge de sua vida e de sua carreira, interpretando um tipo inesquecível na tv, o português Manuel Vítor na novela Vida Nova (1988/1989) de Benedito Ruy Barbosa. Durante a trajetória da novela, Lauro teve de se afastar algumas vezes devido à saúde e, quase ao final, seu abatimento era impressionante. Numa belíssima e triste cena dirigida por Luiz Fernando Carvalho, Manuel Vítor saía da novela. Dentro de um carro, com a chuva caindo em uma noite escura, Manuel declamava em off, um poema de Fernando Pessoa. Ali Lauro se despedia da novela, da arte e dos seus fãs.
Mesmo assim, é impossível levar de Lauro Corona essa imagem tão triste. Lauro era aquilo que chamam de "uma pessoa solar". Irradiava seu brilho em todos os trabalhos, entrevistas, fotos. Talvez por seu jeito de menino, ou por seus brilhantes olhos claros, ou talvez...talvez porque algumas pessoas são assim, só transmitem coisas boas. Ontem, assistindo Bete Balanço e passados alguns anos da última vez que vi Lauro em algum trabalho, percebi isso. Ao mesmo tempo em que era triste saber que aquele menino talentoso havia morrido tão cedo, era muito bom perceber que a sua imagem na telinha continuava transmitindo as mesmas coisas da época em que era vivo. O que Lauro nos transmitia/transmite, é como o sorriso de Rita Hayworth, como os palavrões de Dercy Gonçalves, como a voz de Nat King Cole, como a presença de Clara Nunes. É algo imortal. O tempo não apaga. É inexplicável.
Lauro Corona vai ser sempre jovem na nossa memória, vai ser sempre bonito, mas dá um aperto no coração saber que poderíamos estar com esse menino até hoje, nos brindado com seu talento e com sua força. É, acho que Greta Garbo estava errada. Seria maravilhoso ver o Lauro envelhecer.

8 comentários:

  1. Fui ver a última cena do Lauro no Youtube. E fiquei com os olhos marejados quando o ouvi dizer "estou de malas prontas... com o coração partido por ter que deixar os amigos." É uma pena que artistas como ele se vão tão cedo, mas ele fez da brevidade de sua vida e de sua carreira algo brilhante; que as gerações que vieram depois podem ainda apreciar [corram para o youtube e vejam!]. Mas me bate uma invejinha de ti por ter podido acompanhar os trabalhos dele "in real time"...
    Belo texto, viu?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto, amigo! Assim como James Dean, não consigo imaginar Lauro mais velho, embora o desejo que ele ainda estivesse conosco seja maior. Você disse tudo: ele se imortalizou. Parabéns pela sensibilidade!

    ResponderExcluir
  3. Não tive oportunidade de conhecer o trabalho do Lauro, mas os elogios são sempre muito grandes.

    ResponderExcluir
  4. Que homem bonito né?Charmoso,sedutor e pelo pouco q vi... Talentoso!!
    Esses icones se importalizam mesmo com aquela cara e ai de quem dizer o contrario, muitos diriam que talvez um Bruno Gagliasso se morresse logo aconteceria o mesmo, talvez pela beleza e pelo talento eles se equivalem...
    Mas pelo q sei o Laurinho tinha magnetismo digno de James Dean como disse o Vitor, que o Bruninho não tem!!
    Queria saber mais do PanChacon tbm... Sei tão pouco sobre ele...!!

    ResponderExcluir
  5. Do Lauro, só pude acompanhar a reprise de Direito de Amor e Baila Comigo, em dvd. Um ator de uma sensibilidade incrível. E de uma beleza que tomava a tela. Infelizmente partiu cedo demais.

    Ótimo texto, pessoa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Olá Walter! Sou fã ardoroso de Lauro Corona. Vira e mexe, procuro no Google algo sobre ele, e para minha surpresa, sempre encontro alguma novidade, como o seu post agora. Isso mostra o quanto ele é eterno: mesmo tanto tempo após a sua partida, as pessoas não param de se lembrar dele, de falar sobre ele, e até mesmo homenageá-lo. Quanta saudade!!! Vc tem MSN pra gente teclar? Abraços

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo emocionante texto. Destaco os últimos trabalhos de Lauro na telinha em duas tramas de época: DIREITO DE AMAR e VIDA NOVA, que ele não pôde ir, infelizmente, até o fim, mas a cena de sua despedida ao lado da atriz Débora Evelyn numa rua em ladrilhos, na chuva, foi emocionante.

    ResponderExcluir
  8. Era meu ídolo na infância/ adolescência e continuara sendo!Um dos atores mais talentosos que eu já vi, suas cenas de sensibilidade e lágrimas como em Direito de Amar emocionam até hj.

    ResponderExcluir